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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Unidade II - Textos III: CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA

Olá, Acadêmicos(as)!

O tema da nossa próxima aula será: "Ciberespaço e Cibercultura".
Separei alguns textos que favorecerão nossa compreensão e discussão no nosso próximo encontro.

Texto 1: Ciberespaço e cibercultura: novos cenários para a sociedade, a escola e o ensino de geografia;
Texto 2: Ciberespaço: que território é esse?;
Texto 3: Ciber-Cidades.

Realize a leitura utilizando o FICHAMENTO* (atividade 1), em seguida faça uma SÍNTESE** (atividade 2) das ideias apresentadas e entregue as atividades 1 e 2 próximo dia 26/05/2011 como requisito para sua avaliação parcial da unidade.
Um excelente fim de semana!

Flávio


* FICHAMENTO é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é preciso usar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho. Não só, mas é também uma forma de estudar / assimilar criticamente os melhores texto / temas de sua formação acadêmico-profissional.

“Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados:

1. Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. ABNT)
2. Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introdução pode fazer uma pequena apresentação histórica ou ilustrativa).
3. Citações – apresentando as transcrições significativas da obra.
4. Comentários – expressando a compreensão crítica do texto, baseando-se ou não em outros autores e outras obras.
5. Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva.

MODELO DE FICHAMENTO


Indicação bibliográfica (conforme as normas da ABNT)

1ª parte: apresentação objetiva das idéias do autor
1 – Resumo (baseado no esquema)
2 – Pequenas citações (entre aspas e páginas)

2ª parte: elaboração pessoal sobre a leitura
1 – Comentários (parecer e crítica)
2 – Ideação (novas perspectivas)

** Para realizar uma boa SÍNTESE é necessário, antes de mais, ter compreendido o texto original, para depois redigir um novo, com base no texto-fonte.
1ª fase: compreensão do texto original
Após a leitura global do texto em questão, deve-se proceder a detecção das ideias e dos acontecimentos principais, sublinhando as articulações lógicas e os exemplos.
2ª fase: construção do novo texto
Devemos introduzir o texto, apresentando o tema, o nome do autor e a tese (se existir) e, depois, ilustrá-lo com a exposição dos factor inerentes ao tema, ou seja, o problema do texto (o ponto central).
Sendo uma síntese, a ordem dos acontecimentos não tem de ser igual à do texto original, mas tem-se que respeitar as relações entre factos, sem alterar o seu significado.
A síntese é sempre redigida na terceira pessoa, de forma concisa e clara, nunca transcrevendo em discurso directo.

Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/linguistics/500661-como-elaborar-uma-s%C3%ADntese/#ixzz1LONFqk1H

5 comentários:

  1. A cibercultura é a relação entre as tecnologias de comunicação, informação e a cultura.Trata-se de uma nova relação entre tecnologias e a sociabilidade, configurando a cultura contemporânea fortemente marcada pelas tecnologias digitais,influenciando assim a vidas das pessoas de diversos segmento economia,política,arte,cotidiano...
    Ciberespaço é um espaço virtual (internet,rede mundial).Podemos entender por cibercidades as cidades que tem infraestrutura de telecomunicações e tecnologias digitais.

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  2. Autora: Rosymary marinho de Lima

    FICHAMENTO: TEXTOS III: CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA

    Com o advento da internet no mundo atual, podemos perceber uma grande mudança e também uma grande evolução. Houve, praticamente, a extinção da distância, pois a internet permite que as pessoas interajam de lugares completamente distantes. No que diz respeito aos estudos, as fontes de pesquisa nunca estiveram tão fáceis, os livros são encontrados em poucos segundos pela internet. Procurá-los em longas e altas colunas não é mais necessário, é apenas para quem gosta de passar as páginas, ou mesmo para quem tempo. Esse tempo, por sua vez, está sendo otimizado, no que concerne interação social e pesquisa, como foi dito anteriormente. Foi criado um termo chamado ciberespaço para chamar a internet, pois é um novo mundo. Um mundo com costumes diferentes, vocabulário diferente, chamado de cibercultura. Abaixo encontram-se citações que mostram características deste novo mundo, o ciberespaço:

    “A sociedade industrial aboliu as fronteiras territoriais, integrou os mercados e ampliou o potencial das comunicações e a velocidade no circuito das informações. Na sociedade atual as relações sociais não mais se prendem ao contexto local, mas ampliaram-se as possibilidades de conexões globais.” (HELLENICE M. B. BERGMANN, pg. 1)

    “O conceito de “desterritorialização” ocorre quando não se tem mais um ponto de referência exato: as empresas, os trabalhadores, os produtos passam a ser mundiais, estão em permanente mudança. A desterritorialização seria, portanto, uma característica da sociedade global que se organiza neste final de século.” (HELLENICE M. B. BERGMANN, pg. 3)

    “O ciberespaço constitui, portanto, um espaço de práticas sociais cuja função não é a de inibir ou acabar com práticas antigas; a escola virtual, como forma de organização de ensino, substituindo a escola real, a comunidade virtual como substituta da comunidade real, e por fim a cidade virtual em substituição a cidade real.” (HELLENICE M. B. BERGMANN, pg. 5)

    “A cibercultura, por sua vez, é definida como0 um conjunto de técnicas, práticas, atitudes, modos de pensamento e valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento da internet como um meio de comunicação, que surge com a interconexão mundial de computadores.” (HELLENICE M. B. BERGMANN, pg. 5)

    “O ciberespaço e a cibercultura constituem parte integrante da sociedade contemporânea, cabendo as ciências sociais buscar as compreensão dessa nova forma de materialização do espaço capitalista. Marco Silva (2003), comenta sobre a necessidade dos professores perceberem as mudanças paradigmáticas ocasionadas pela informática: em relação à própria tecnologia – a tela do computador como um ambiente de
    “adentramento e manipulação, com janelas móveis e abertas a múltiplas conexões”, a utilização de uma nova forma de linguagem – hipertextual e icônica. E o computador conectado em rede, como recurso comunitário, associativo, cooperativo.” (HELLENICE M. B. BERGMANN, pg. 6)

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  3. “É comum a referência ao termo ciberespaço vir acompanhada de expressões como
    realidade virtual, Internet - NET, redes telemáticas, Comunicação Mediada por Computador- CMC, cibercultura e outros neologismos.” (GONTIJO, MENDES-SILVA, VIGGIANO E PAIXÃO.)

    “O ciberespaço é um ambiente virtual que se utiliza destes aparatos de comunicação para o estabelecimento de relações virtuais.” (GONTIJO, MENDES-SILVA, VIGGIANO E PAIXÃO.)

    “Diversos autores vêm investigando, nas últimas décadas, as experiências vivenciadas pelos sujeitos que mantêm contato com o universo virtual, de forma a mapear os impactos formativos desse espaço. Considerando a tendência à diversificação dos
    espaços formativos característica da contemporaneidade, tais autores, em geral, partem do pressuposto de que, cada vez mais, os sujeitos são portadores de trajetórias imbuídas de sentidos diversos, construídas no decorrer de seus percursos formativos, seja na trama social de instâncias como a família, a escola, a comunidade, o grupo de pares, seja no ciberespaço.” (GONTIJO, MENDES-SILVA, VIGGIANO E PAIXÃO.)

    “A sociedade urbana deve ser colocada em perspectiva, projetada no atual em sua forma industrial e pós-industrial. Trata-se da urbanização generalizada das cidades ocidentais em detrimento do esfacelamento das cidades antigas.” (LEMOS)

    “Embora possamos apreender por mapas e fotos o real espaço de uma cidade, as
    cidades no ciberespaço entram em uma geografia de difícil apreensão. Qual a imagem do ciberespaço? Mais ainda, qual a imagem de uma cidade no ciberespaço, onde as ruas,
    praças, monumentos, centros comerciais não passam de simulacros? Em relação às ruas,
    Lefebvre vai mostrar que essas são o topus do encontro, sem a qual não há encontros
    possíveis.” (LEMOS)

    “A cidade e as ciber-cidades devem ser vistas como formas espaço-temporal que se
    constróem pelo movimento: transporte e comunicação. No processo de virtualização das
    cidades, deve acontecer, para que as ciber-cidades possam ser assim chamadas, formas de transporte e comunicação, onde os percursos de pessoas pelo espaço informativo a partir detrocas comunicacionais possa se inserir em trocas de informação entre elas.” (LEMOS)

    “ciber-cidade é uma descrição/narração onde os olhos não vêm coisas, mas
    simulações de quase-objetos ; ícones e símbolos gráficos como praças, ruas, monumentos. O ciber-cidadão não é um flâneur que passa pelas ruas, mas um ciber-flâneur que clica nos links do ciberespaço, tendo uma relação muito mais intelectual do que corporal com o lugar. Este, com a cibercultura se vê transformado, de agora em diante, em espaço de fluxo. O ciberespaço, como o espaço urbano, é um sistema de signos e de significações.” (LEMOS)


    Considerações

    O que se entende por cidade é um espaço geográfico e que se vivem pessoas. Cibercidades é algo mais complexo, partindo da ideia de que não se pode fazer, menos ainda ver mapas onde encontram-se tais espaços. Sem falar que são espaços virtuais, acontecem apenas, no ciberespaço, que é o espaço da internet ou, pelo menos, o mais comum. Vale ressaltar que as cibercidades são virtuais, mas possuem estruturas para suportar o ciberespaço, que, por sua vez, é o lugar comum da internet, é um mundo novo. No entanto, qualquer individuo que utilize algum tipo de tecnologia, seja celular ou qualquer outra coisa está se valendo do ciberespaço.

    Pode-se considerar o ciberespaço como o planeta terra e as cibercidades como cidades mesmo, comunidades virtuais com uma cultura própria, uma linguagem própria, na qual são chamadas de cibercultura. É tudo uma imitação do mundo real, ou seja, a internet é o que acontece atualmente, então temos que nos adaptar.

    Se existe um novo mundo, com novas estruturas e, consequentemente, com sua própria linguagem, por que não nomear-lhes?

    Ciberespaço, cibercidade e cibercultura.

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  4. Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte
    Curso: Bacharel em Publicidade e Propaganda
    Prof.º Orientador: Msc. José Flávio da Paz
    Autora: Luana Fernanda Burato

    FICHAMENTO DOS TEXTOS III: CIBERESPAÇO E CIBERCULTURA

    O termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se entende como a forma sociocultural que vem de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base na década de 70. A Cibercultura é utilizada para definir os arranjos sociais da comunidade no espaço eletrônico virtual. E essas comunidades estão cada vez mais aumentando e popularizando o uso da internet e outras mais tecnológicas de comunicação, fazendo assim que as pessoas se aproximem mais com o que acontece no mundo. A Cibercultura é o que se vive hoje, tudo muito prático, cartões inteligentes, voto eletrônico, inscrições online e etc. Já o Ciberespaço é um espaço que existe no mundo da comunicação onde não precisa ter uma presença física para obter comunicação, o homem pode ampliar sua imaginação criando um perfil pessoal da forma que bem entender e compartilhando com todos os demais. Ele é um espaço virtual para a comunicação que a tecnologia dispõe. O homem além de utilizar a internet no ciberespaço, poderá usar também celulares, pager, rádio-amadores para essa comunicação. Já as cibercidades conhecidas por cidade digital, surgiram a partir do expandimento de redes, desenvolvendo tecnologias e da grande utilização das novas tecnologias de informação e comunicação. As cibercidades são consideradas modelos das cidades reais, pois são formadas por vastas entidades virtuais onde as mesmas estão associadas a endereços virtuais.
    Ortiz (1994), afirma que na sociedade global, ocorre um acentuado movimento de desterritorialização, pois as relações econômicas não possuem fronteiras, graças a constante modernização dos meios de comunicação, e, conseqüentemente, a instância de mediação entre os indivíduos deixa de ser o cenário nacional, por excelência, passando a ser o mercado mundial, no qual, a cada segundo, "circulam-se mais informações do que durante mil anos da história anterior ao capitalismo moderno". Para Ortiz, o mercado passa a ganhar uma importância fundamental como cenário de relações sociais.
    De acordo com Virillo, “O espaço não está mais na geografia – está na eletrônica [...]. Está no tempo instantâneo dos postos de comando, nos quartéis-generais das multinacionais, nas torres de controle. A política está menos no espaço físico do que nos sistemas temporais administrados por várias tecnologias, das telecomunicações aos aviões [...] A geografia é substituída pela cronografia.”

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  5. Para Silva (2004) “O ciberespaço é a “MATRIX”, uma região abstrata invisível que permite a circulação de informações na forma de imagens, sons, textos etc. Este espaço virtual está em vias de globalização planetária e já constitui um espaço social de trocas simbólicas entre pessoas dos mais diversos locais do planeta.”
    “A Cibercultura para Lévy (1999) é o principal canal de comunicação e suporte de memória da humanidade. Trata-se de um novo espaço de comunicação, de sociabilidade, de organização, acesso e transporte de informação e conhecimento.”
    “A cidade e as cibercidades devem ser vistas como formas espaço-temporal que se constroem pelo movimento: transporte e comunicação. No processo de virtualização das cidades, deve acontecer, para que as cibercidades possam ser assim chamadas, formas de transporte e comunicação, onde os percursos de pessoas pelo espaço informativo a partir de trocas comunicacionais possa se inserir em trocas de informação entre elas. (Pynchon, 1987, p.20).”

    Para Castells este espaço de fluxos "está tornando-se a manifestação espacial dominante de poder e função em nossas
    sociedades" (Castells, 1996, p.378).

    Considerações Finais
    Entende-se então que o ciberespaço é um ambiente de interação, onde pode se fornecer diversas formas de construção para um conhecimento. Caracterizamos a cibercultura também como forma de todos poderem emitir e receber informações E através desta ferramenta, construir um conteúdo.

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