Postagens populares

terça-feira, 5 de abril de 2011

Texto 3 - Tecnologia, Utopia e Cultura.

Olá!!

Após a leitura do texto "Tecnologia, Utopia e Cultura", cujo autor é o vigário geral do Sodalício de Vida Cristã e coordenador geral do Movimento de Vida Cristã em Lima, conceitue os termos:

* tecnocatastrofista - tecnocatastrofismo;
* tecnootimista - tecnootimismo;
* tecnófilos - tecnófobos;
* inteligência tecnologista.

Após a conceituação dos temos, favor redigir comentários sobre suas divergências e/ou convergências.

Bom trabalho e para dirimir qualquer indagação, contate-me no (84) 9114 0840 / 8801 7458 - jfpaz71@hotmail.com (MSN) / jfp1971@gmail.com.

Atenciosamente.

Prof. José Flávio da Paz

26 comentários:

  1. O tecnocatastrofismo é a necessidade de romper com a tecnologia, pois para eles a tecnologia tira a nossa autonomia então a única forma é destruir a tecnologia para a sociedade voltar a ser o que era antes. Já o tecnootimismo discorda quando diz que é a falta de controle que nos torna autônomos assim enfatizando que o uso indiscriminado da tecnologia como método eficaz contra algum problema que seja gerado.
    O texto também retrata que a sociedade domina a técnica, portanto a tecnologia, tornando-se técnofilos, apesar da maioria já ter aderido ao meio tecnológico ainda existe pessoas que possuem certa aversão e receio de usufruir por isso para ser técnofobos estas pessoas tem que dominar a técnica, mas não por medo ou receio. E a inteligência tecnologista é o termo usado para pessoas que dominam algum conhecimento a cerca da tecnologia. Por isso hoje o tema tecnologia causa controvérsias e diversas opiniões, porque há quem a odeia e há quem a ame, mas ela está se tornando um elemento essencial na vida humana.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tecnocatastrofista : Busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que se encontra fora do controle, e então o que se deve fazer é destrui-lá para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada.
    Tecnootimista: Acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tecnocatastrofista busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada. O tecnootimista acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar. Tecnófilos são usuarios que tem a facilidade de usar a tecnologia, sem nenhum tipo de problemas.
    E os tecnófobos são as pessoas que não conseguem utilizar a tecnologia, que rejeita de todas as formas de tecnologia sem aceitar que o processo é irreversível. A inteligência tecnologista são pessoas que dominam algum dominio a tecnologia.

    ResponderExcluir
  6. Tecnófilos: Acreditam na tecnologia, a favor do conhecimento.
    Tecnófobos: Não acreditam na tecnologia, mas são a favor do conhecimento.
    Inteligência Tecnologista : São a pessoas que desenvolvem as tecnologias e estudam sobre ela.

    ResponderExcluir
  7. O tecnocatastrofista busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada.
    O tecnootimista acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar.
    tecnófobo, que rejeita de todas as formas de tecnologia sem aceitar que o processo é irreversível ou tecnófilo que abraça cegamente e por isso já entrou na Zona Tecnologicamente.
    O tecnófilo, por sua vez, bate fotos digitais que envia aos amigos anexadas a seus e-mails, já reassistiu às séries completas de "Duro de Matar" e "Máquina Mortífera" em DVD, sabe que Carrie Bradshaw é a protagonista de "Sex and the City", que Phoebe, Rachel e Monica são personagens de "Friends" e deixa alegremente de lado a discussão sobre seu último artigo para discorrer sobre as vantagens ou desvantagens relativas do PC ou do Macintosh.
    Os tecnologistas queriam que acreditássemos.A razão é simples: o homem é um ser geneticamente social.É como se o tecnologista cursasse a pirâmide dos estudos da engenharia de uma maneira invertida: primeiro a parte prática, depois a parte conceituai obrigatória.
    Wallace rocha

    ResponderExcluir
  8. tecnófilos:são as pessoas que veem a tcnologia visando só os pontos positivos o tecnófobos são as pessoas que ñ gostão muito da maneira que a tecnologia muda o meio anbiente natural e socila e as vezes ainda tem rejeiçao a tcnologia.
    *O tecnocatastrofista mostra a ameaça prejudiasais da tecnologia,e querem que ela volte a natureza volte a ser como antes destruindo as tcnologias.
    *O termo tecnófilos é que o homem controla a tecnologia e pode usala em beneficil propio sem correr risco nemum.

    ResponderExcluir
  9. TECNOCATASTROFISTA: Trata de um assunto em que se pondera sobre as influencias da tecnologia para a sociedade. A idéia,é elimina-la para que a sociedade seja menos tecnológica e mais humana.

    TECNOOTIMISTA e TECNOOTIMISMO -São pessoas em que detem a opinião que a tecnologia tras todas as melhorias possiveis que o meio e os seres humanos necessitam para seu bem estar e sobrevivencia.
    TECNÓFILOS: Os tecnófilos pessoas que usam a tecnologia de certa forma que acreditam que o futuro da humanidade está nas novas tecnologias. - TECNÓFOBOS;São certos tipos de pessoa que tem aversão a tecnologia.

    INTELIGÊNCIA TECNOLOGÍSTICA:
    termo usado para classificar pessoas que possuem certos ou algums tipos de conhecimento a cerca da tecnologia. A divisão de opiniões a cerca do assunto é grande e o assunto é polêmico. Ná minah opinião, devem andar juntos; tecnologia e a fé, mas sem um cruzar o caminho do outro, correr em paralelo. acredito que os dois são necessários.

    Juliano Costa.

    ResponderExcluir
  10. Tecnocatastrofista - a tecnologia para estes é como algo que destrói a humanidade de forma brusca, logo, eles são totalmente contras a qualquer manifesto de tecnologia e buscam destruií-la, a fim de que a sociedade volta a ser o que era tempos atrás.
    Tecnootimista- neste caso, os Tecnootimistas acreditam que não é a tecnologia que nos torna seres ruins, mas sim, como a usamos, se nos tornamos autônomos com relação a ela ou se somos dependentes dela, em todo o caso, a consciência de utilização da tecnologia é que vai discernir o que somos.
    Tecnófilos- São pessoas que acreditam que a tecnologia vai estar sempre à favor das pessoas, sem pensar nos prós e nos contras. Enquanto que os tecnófobos são pessoas que rejeitam a tecnologia e acreditam que nem sempre esta vai trabalhar de forma positiva, considerando que enquanto há pessoas que usam a tecnologia para bem, há também para o mal.
    Inteligência tecnologista- fala-se em inteligência tecnologista quem possui algum conhecimento acerca de alguma tecnologia, pois mesmo com os avanços (rápidos, diga-se de passagem) da tecnologia, algumas pessoas não estão englobadas neste meio, sendo ignorantes mesmo em coisas simples, como o comum celular.

    ResponderExcluir
  11. O tecnocatastrofista trata de distinguir a ameaça da auto-suficiência da tecnologia, pois a mesma cresce a cada dia. Teme-se que esta se encontra a médio prazo, fora de controle. Cabe ao tecnocatastrofista impedir sua evolução, contendo seu crescimento, chegando ao ponto de destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada.

    Já a ausência de controle somada ao seu caráter auto suficiente, garante a eficácia da tecnologia, e, por consequência, sua benevolência frente a qualquer perturbação gerada pela mesma é denominado como tecnootimista.
    O termo tecnófilos trata sobre o domínio que o homem exerce a respeito da tecnologia. O grande exemplo disto é a Internet. Através dela, podemos concluir que o mundo virtual (sua cria) é totalmente controlado pelo homem, seu criador.

    Inteligência tecnologista é o termo usado para pessoas que dominam algum conhecimento a cerca da tecnologia.

    Nos dias atuais estamos vivenciando e absorvendo essa tecnologia e esse estilo de vida no que se diz a conceitos, usos e costumes. É através da tecnologia que muitos avanços e conhecimentos chegam ao nosso acesso direto, com uma informação clara e objetiva. Por buscarmos satisfação e praticidade, nos tornamos cada dia mais dependentes do uso da mesma,que se renova minuto após minuto,ao ponto de chegarmos a perder o contato com o mundo real.


    Aluno: Isaac Sol.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. O Tecnocatastrofista - Busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destuí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada.

    O Tecnootimista - Acredita que essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia de tecnologia, e , por conseguinte sua reação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar.

    Tecnófilos - São defensores da tecnologia. Eles observam o futuro com otimismo e vislumbram mais benefícios do que os problemas. Acreditam que a tecnologia está sempre a favor.

    Tecnófobos - Assim como os demais termos com o sufixo fóbico a palavra remete ao indivíduo que tem medo ou aversão a tecnologia. Este termo foi criado a partir de estudos relacionados ao uso de aparelhos tecnológicos que por sua facilidade de acesso e promessa de utilidade, velocidade e praticidade tem despertado interesse em seu uso sem técnica prévia adequada posteriormente o uso inadequado,irresponsável ou descomprometido desses aparelhos veio a desencadear uma série de complicações em seu ciclo afetivo, o que causou em muitos de seus usuários sensações de frustração, angustia e medo.

    Inteligência tecnologista - São pessoas que possuem algum tipo de conhecimento á cerca da tecnologia.

    Comentário:
    Em certo sentido a existência humana é um produto técnico tanto como os próprios artefatos que a fazem possível. Não se pode pensar, portanto, em separa a técnica da essência do ser humano. Segurarmente a técnica é uma das produções mais características do homem, mas também é certo que os seres humanos são, ao que parece o produto mais singular da técnica.

    ResponderExcluir
  14. Tecnocatastrofismo é precisão de acabar com a tecnologia já que os seres humanos depois da tecnologia mudaram muitas coisas já que hoje a tecnologia controla a vida de todos.
    Então torna-se necessário acabar com a tecnologia para que a vida dos mesmos volte ao normal.
    Tecnootimista: Acredita que é essa deficiência de controle, seu caráter independente, o que garante a força da tecnologia e conseqüentemente, sua obra beneficente diante a qualquer agitação que ela possa suscitar
    Tecnófilos são individuos que são passivos a facilidade de utilizar a tecnologia, sem qualquer problemas.
    Já os tecnófobos são as pessoas que não são passivos a essa utilização da tecnologia, que abdica de todas as formas de tecnologia sem aceitar que o processo é irreversível. A inteligência tecnologista são pessoas que dominam alguma esfera da tecnologia.

    Por Janiara Gomes Freire

    ResponderExcluir
  15. O tecnocatastrofista faz um alerta ameaça da autonomia da tecnologia, já que estamos numa era que tudo é muito rapido.Ele prega uma sociedade menos dependente da tecnologia e mais humanizada.

    ResponderExcluir
  16. tecnocatastrofista - tecnocatastrofismo;
    Mostra o risco(perigo) que a tecnologia traz para a sociedade, não sendo usado corretamente. Pois ela inserida na humanidade o sentimento humano deixa de existir a cada dia.

    tecnootimista – tecnootimismo
    Acredita que essa ausência de controle,é o que garante a eficácia da tecnologia, e, conseqüentemente sua ação benéfica frente a qualquer pertubação que ela pode gerar.

    tecnófilos – tecnófobos
    Tec de tecnologia e Fobos de fobia (medo), parte da sociedade que tem medo da tecnologia, sendo contra a mesma, se opõe a qualquer novidade tecnologica.

    inteligência tecnologista
    Parte Humana que dominam a técnica e usa a mesma corretamente (de forma inteligente).


    Emerson Silva

    ResponderExcluir
  17. Os tecnocatastrofista - tecnocatastrofismo:Indicam oe acreditam,que a tecnológia de forma autonôma,representa uma ameaça,fora do controle e que isso é um risco que afeta a sociedade,pois a deixa,desumana.

    tecnootimista - tecnootimismo:Afirma que é a falta de controle e a autonomia,que confirma a eficácia de uma tecnológia de forma positiva.

    tecnófilos - tecnófobos:São aqueles que mantém uma visão pessimista,quanto,a eficácia e contribuição da tecnológia,na sociedade.

    inteligência tecnologista:São aqueles que,tem dominio acerca dos meios tecnologicos.

    ResponderExcluir
  18. O tecnocatastrofista faz um alerta ameaça da autonomia da tecnologia, já que estamos numa era que tudo é muito rapido.Ele prega uma sociedade menos dependente da tecnologia e mais humanizada.

    inteligência tecnologista: Pessoas quitem domínio da sobre a tecnologia.

    tecnófilos - tecnófobos: Pessoas que mantém uma visão crítica a contribuição da tecnologia na sociedade.

    tecnootimista - tecnootimismo: Que a falta de controle sobre a tecnologia que confirma a de uma de forma positiva,para a sociedade.

    ResponderExcluir
  19. O tecnocatastrofista; já que a tecnologia estar fora de controle o tecnocatastrofista vê a tecnologia como uma arma que deve ser destruída, para que a sociedade volte a ser mais humana e menos tecnológica.
    O tecnootimista acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar.
    Tecnofilos consideram que a tecnologia vai resolver todos os problemas...
    Os Tecnófobos, não acreditam no potencial positivo da tecnologia, normalmente por uma apresentação inicial inadequada ou um professor tecnófobo.
    Inteligência tecnológica, agrega valor à dinâmica do ambiente organizacional, transformando dados e informações em elementos gerenciais úteis à tomada de decisão. Consideram que o objetivo da inteligência tecnológica é explorar as oportunidades potenciais e defender a organização das ameaças potenciais por meio do acesso imediato a informações pertinentes a respeito das tendências tecnológicas em seu ambiente.

    ~* Karolinne Esthéfane.

    ResponderExcluir
  20. Tecnocatastrofista busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, e então o que se deve fazer é destruí-la para voltar a uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada.
    Inteligência tecnologista - São pessoas que possuem algum tipo de conhecimento á cerca da tecnologia.
    O Tecnootimista - Acredita que essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia de tecnologia, e , por conseguinte sua reação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar.
    Tecnófilos: Acreditam na tecnologia, a favor do conhecimento.
    Tecnófobos: Não acreditam na tecnologia, mas são a favor do conhecimento.
    Inteligência Tecnologista : São a pessoas que desenvolvem as tecnologias e estudam sobre ela.


    Luana Burato

    ResponderExcluir
  21. O tecnocatastrofista assinala a ameaça da autonomia da tecnologia. Acredita que esta está fora de controle e a solução é destruí-la para termos uma sociedade menos tecnológica e mais humanizada.
    O tecnootimista acredita que a falta de controle da tecnologia é o seu caráter autônomo. Isso lhe assegura sua eficácia e ação benéfica diante de qualquer pertubação que possa gerar.
    Os tecnófilos são a favor da tecnologia. Eles observam o futuro com otimismo e acreditam que a tecnologia gera mais benefícios do que problemas.
    Os tecnófobos são contra a tecnologia. Eles acreditam que nem sempre esta vai trabalhar de forma positiva, pois também pode ser utilizada negativamente.
    Inteligência tecnologista: são pessoas que têm domínio sobre os meios tecnológicos.

    ResponderExcluir
  22. Tecnocatastrofista:

    os menbros da sociedade precisam ficar mais independente da tecnologia, é preciso mais viver em um mundo real e distante da tecnologia mas é praticamente impossível de reverter essa realidade de uma dependendia tecnologica.

    Tecnootimista -tecnootimismo
    para uma melhor relação entre os menbros da sociedade é imprescendível a utilização da tecnologia. já que a mesma é essencial para o bem estar das pessoas, mesmo sabendo dos possíver problemas que ela pode gerar.


    Tecnófilos: que a tecnologia poderá contibuir para uma melhorar o nível de informação as pessoas e que ela poderá proporcionar mais aspectos positivos do que negativos.

    inteligência tecnologista

    são pessoas que utilizam, aproveitam determinada tecnologia com intuito de algum positivo, queee benefica. eles são a favor da tecnologia mas com intuito trazer beneficos para as pessoas e para ela. digamos assim a utilização correta da tecnologia, o lado bom dela.

    ResponderExcluir
  23. Tecnocatastrofista: busca assinalar a ameaça da autonomia da tecnologia, já que esta se encontra fora de controle, já que estamos numa era que tudo é muito rapido.Então torna-se necessário acabar com a tecnologia para que a vida dos mesmos volte ao normal.

    tecnocatastrofismo: é a necessidade de romper com a tecnologia, pois para eles a tecnologia tira a nossa autonomia então a única forma é destruir a tecnologia para a sociedade voltar a ser o que era antes.

    Tecnootimista: Acredita que é essa ausência de controle, seu caráter autônomo, o que assegura a eficácia da tecnologia, e, por conseguinte, sua ação benéfica frente a qualquer perturbação que ela pode gerar.

    tecnófilos são a favor da tecnologia. Eles observam o futuro com otimismo e acreditam que a tecnologia gera mais benefícios do que problemas.

    Os tecnófobos são contra a tecnologia. Eles acreditam que nem sempre esta vai trabalhar de forma positiva, pois também pode ser utilizada negativamente.

    tecnootimista - tecnootimismo: Que a falta de controle sobre a tecnologia que confirma a de uma de forma positiva,para a sociedade.

    ResponderExcluir
  24. ESSE AI DE CIMA É MEU; LUIZ GUSTAVO ANACHE

    ResponderExcluir
  25. Professor, com sua permissão, vim aqui corrigir meu poster anterior, como combinado com sua pessoa.
    Segue abaixo, o texto atualizado.
    Espero que tenha me feito entender, e por sua vez, esteja coerente com os quesitos técnicos apresentados pelo senhor em sala de aula.


    O tecnocatastrofista trata de distinguir a ameaça da auto-suficiência da tecnologia, pois a mesma cresce a cada dia. Teme-se que esta se encontre a médio prazo, fora de controle. Cabe ao tecnocatastrofista impedir sua evolução para a humanidade, contendo seu crescimento para terceiros, mas fazendo uso da mesma para benefício próprio, tornando-a uma ameaça para o restante da população.

    Já a ausência de controle somada ao seu caráter auto suficiente, garante a eficácia da tecnologia, e, por consequência, sua benevolência frente a qualquer perturbação gerada pela mesma denominado como tecnootimista.

    O termo tecnófilos trata sobre o domínio que o homem exerce a respeito da tecnologia. O grande exemplo disto é a Internet. Através dela, podemos concluir que o mundo virtual (sua cria) é totalmente controlado pelo homem, seu criador.

    Inteligência tecnologista é o termo usado para pessoas que dominam algum conhecimento a cerca da tecnologia.

    Nos dias atuais estamos vivenciando e absorvendo essa tecnologia e esse estilo de vida no que se diz a conceitos, usos e costumes. É através da tecnologia que muitos avanços e conhecimentos chegam ao nosso acesso direto, com uma informação clara e objetiva. Por buscarmos satisfação e praticidade, nos tornamos cada dia mais dependentes do uso da mesma,que se renova minuto após minuto,ao ponto de chegarmos a perder o contato com o mundo real.

    ResponderExcluir