Postagens populares

quinta-feira, 19 de maio de 2011

CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS

Bom dia!

Nossa atividade para hoje será apresentar algumas concepções teóricas das contribuições conceituais sobre a COMUNICAÇÃO, segundo a ótica de:

GT1. As Contribuições de Lamark para a Comunicação Social.
Janiara, Rafaela e Luiz Gustavo;

GT2. As Contribuições de Chomsck para a Comunicação Social.
Djalma, Pietro e Alexandre;

GT2. As Contribuições de Bourdeau para a Comunicação Social.
Elis Regina, Karoline, Simone e Edna;

GT4. As Contribuições de Di Masi para a Comunicação Social.
Juliano, Isaac Sol e Danilo;

GT5. A Dialética Marxista e os Processos Comunicacionais.
Luana, Nayane e Samara.

Postem suas reflexões abaixo!

Abraços.

Flávio

5 comentários:

  1. GT1. As Contribuições de Lamark para a Comunicação Social.

    - Baseada nas teorias de Lamarck, naturalista francês, compartilha a idéia que a estabilidade das espécies não tinha fundamento.
    Podemos tirar conclusões relacionadas à comunicação a partir de uma das teorias como a “Lei do uso e desuso’’ que resumidamente seria o que não é utilizado é atrofiado e o que se utiliza é fortalecido.
    Já relacionado à comunicação podemos ter como base a própria oratória, ou seja, a própria fala que, quando empregada de forma contínua, obtêm um aperfeiçoamento da mesma. Já quando não empregada declina-se o nível de aperfeiçoamento da língua!



    Janiara, Rafaela e Luiz Gustavo;

    ResponderExcluir
  2. Pierre Bourdeu, considerado um dos intelectuais mais influentes da sua época. A educação, a cultura, a literatura e a arte foram os seus primeiros objetos de estudo. Nos últimos anos, se dedicou ao estudo dos meios de comunicação e da política. Procurou mostrar que as relações de força entre os agentes sociais apresenta-se de forma transfigurada de relações de sentido. Ele desloca três conceitos básicos da teoria lingüística: as noções de gramaticalidade, de comunicação e de competência lingüística. Compreende que a linguagem envolve necessariamente o seu uso social, pois se trata de uma práxis. Ele propõe a substituição da noção de competência lingüística dos chomskyanos pela noção de competência prática: “o domínio prático da linguagem e do domínio prático das situações, que permitem produzir o discurso adequado numa situação determinada.”

    O segundo alvo da crítica de Bourdeu é a noção de comunicação que sustenta a idéia de língua enquanto fenômeno lógico-gramatical, que visa à teoria saussuriana da compreensão baseada na existência de um núcleo lingüístico comum a todos os falantes de uma comunidade lingüística, permitindo o reconhecimento de um sentido invariante, a comunicação. Bourdeu acusa a Lingüística de silenciar as condições sociais de possibilidade de instauração do discurso, em favor de um artefato teórico – o conceito de língua– cuja função é a dominação lingüística.

    A Lingüística se constitui como ciência. Bourdeu aproxima o conceito de Comte de linguagem como um tesouro universal e uniformemente disponível aos falantes de uma comunidade, à metáfora de Saussure da língua como “um tesouro depositado pela prática da fala em todos os indivíduos pertencentes à mesma comunidade, um sistema gramatical que existe virtualmente em cada cérebro, ou, mais exatamente, nos cérebros de um conjunto de indivíduos”.


    GT2. As Contribuições de Bourdeau para a Comunicação Social.
    Elis Regina, Karoline, Simone e Edna;

    ResponderExcluir
  3. De acordo com a dialética Marxista as pessoas possuem opiniões próprias, no entanto não deixam de compartilhar novas ideias e opiniões a cerca de diversos assuntos. Sempre buscando aprimorar seus conhecimentos para poder se sobressair de diversas situações,como também impor seu ponto de vista no meio social. Portanto, a dialética não possui um custo, e sim, um valor simbólico mas de caráter material.

    Luana Burato
    Nayany Fonseca
    Samara Maria

    ResponderExcluir
  4. Os Argumentos ultilizados pelo Noam Chomsky esquerdista contribui muito para o processo de comunicação da sociedade.
    O Grande Destaque deste linguista foi como a linguistica foi empregada e a grámatica como ele associou, causou uma grande revolução nos estudos do domínio da linguística téorica e também é o autor dos trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais.
    A Linguagem favorece ao processo comunicacional da nossa escrita e da oralidade no meio social favorecendo a cada dia o nosso processo de desenvolvimento educacional.

    ResponderExcluir
  5. Di Masi defende a ideia que é chegada o momento de cultivarmos o ócio criativo para uma nova era. Ao longo do tempo as pessoas e empresas procuram cada vez mais seguirem seus conceitos passando a ter vidas mais felizes e produtivas.
    Tais conquistas consistem no fato de que se produz mais serviços e bens, com menor esforço físico e menos stress intelectual. Os ganhos intangíveis estão na possibilidade de se usufruir, em tempo real, de uma rede de interlocutores, de amigos, de colaboradores.
    O teletrabalho, por exemplo; serve para economizar tempo, dinheiro e stress. Sozinho, não assegura nenhuma criatividade. Uma relação de trabalho ideal permite aos trabalhadores não apenas ganhar dinheiro, mas também de satisfazer as necessidades de introspecção, amizade, amor, diversão, beleza e convivência.

    O ócio criativo é uma arte que se aprende e se aperfeiçoa com o tempo e com o exercício.

    Segundo Di Masi, é necessário aprender que o trabalho não é tudo na vida e que existem outros grandes valores: : o estudo para produzir saber; a diversão para produzir alegria; o sexo para produzir prazer; a família para produzir solidariedade, etc.

    Todas as ideias estão sujeitas ao envelhecimento. Esta é a lei do progresso.

    Isaac Sol
    Juliano Costa
    R.Danilo

    ResponderExcluir