Postagens populares

terça-feira, 26 de abril de 2011

UNIDADE II - COMUNICAÇÃO, ARTE E TECNOLOGIA

Caros(as) Acadêmicos(as)!

Iniciamos nossa Unidade II deste semestre e espero que possamos concluir com êxito nosso conteúdo programático e, assim contribuir com o vosso crescimento pessoal e profissional.

Para introduzir esta Unidade II apresento o texto "COMUNICAÇÃO, ARTE E TECNOLOGIA: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE MÍDIAS DIGITAIS E ESTÉTICA NA CONTEMPORANEIDADE", de autoria de Maurício Liesen que deverá ser acessado a partir deste link.

Nossa tarefa inicial, além de se deleitar sobre as discussões apresentadas será compreender COMUNICAÇÃO, ARTE, TECNOLOGIAS DIGITAIS e ESTÉTICA.

Desse modo, gostaria que postasse neste espaço digital suas impressões sobre os termos apresentados e suas interrelações.

Um fraterno abraço! Aguardo vocês aqui!

Prof. José Flávio da Paz

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. http://mariza.arteblog.com.br/389891/PERFORMANCE-DE-SOMBRAS-ARTE-CONTEMPORANEA-09-de-novembro-de-2010/
    Atualmente os avanços da tecnologia possibilitaram ao homem um olhar mais amplo para a vida e para o mundo, trazendo novos significados da existência humana, interpretados nesta cena, com movimentos corporais, num fundo diluído em cores.
    ttp://oglobo.globo.com/cultura/mat/2007/07/03/296626554.asp
    "Desertesejo", de Gilberto Prado, antecipou o Second Life em 2000. O público escolhe um avatar (uma representação gráfica para caracterizá-lo na realidade virtual), cuja iconografia remete aos indígenas do deserto de Atacama, para entrar na obra, uma área de chat em terceira dimensão. O viajante explora a extensão do deserto, sua solidão e seus pontos de encontro. Para marcar sua passagem, o avatar deve depositar pedras (apaichetas). Ao clicar sobre elas, muda-se de paisagem virtual.
    http://www.urizen.com.br/blog/?p=629
    Em uma das instalações mais visualmente impactantes da exposição que será aberta nesta segunda-feira (11), às 20h, na Usina do Gasômetro, na Capital, uma projeção exibe plantas desenhadas digitalmente que mudam de forma e cor conforme os gestos do público. Por meio de um movimento de braço, por exemplo, se cria na imagem um efeito de vento que provoca uma polinização entre as plantas.
    Com o título Ultra-Nature, o trabalho de 2008 do mexicano radicado na França Miguel Chevalier reúne duas características que prevalecem na mostra Arte Cibernética — Acervo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural: a combinação entre arte e tecnologia e a utilização de estratégias de interação.
    É uma seleção de oito dos 17 trabalhos do acervo de arte e tecnologia do instituto paulista, entre artistas do país e do Exterior. De Text Rain (1999, foto ), de Camille Utterback e Romy Achituv, à instalação de Chevalier, lá se vão quase 10 anos — um período abrangente para a tecnologia. Será que essa distância temporal é perceptível?
    — As obras que têm uma poética forte não envelhecem. Um dos nossos critérios é que a poesia falasse mais alto do que a tecnologia, mas sabemos que há limites para se manter a estética proposta originalmente — observa Marcos Cuzziol, gerente do Núcleo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, lembrando de recriações como Les Pissenlits (2006), de Edmond Couchot e Michel Bret, originalmente do final da década de 1980.
    Para Cuzziol, a arte cibernética não é embrionária no Brasil, mas ainda merece uma “atenção especial”:
    — Vejo-a como uma instância da arte contemporânea, mas nem todo mundo concordará comigo.
    É uma oportunidade para retomar este debate, também abordado pelo FILE POA 2011, festival que esteve em cartaz entre janeiro e fevereiro no Santander Cultural — uma das obras, Reflexão #3 (2005), de Raquel Kogan, estará novamente em Porto Alegre.
    ARTE CIBERNÉTICA – ACERVO DE ARTE E TECNOLOGIA DO ITAÚ CULTURAL
    Abertura nesta segunda-feira (11), às 20h (para convidados). Visitação de terça a domingo, das 10h às 20h. Até 29 de maio. Entrada franca.
    Usina do Gasômetro (João Goulart, 551), em Porto Alegre, fone (51) 3289-8111.
    A exposição: oito instalações de artistas brasileiros e de outros países, combinando arte e tecnologia, com um perfil interativo.

    ResponderExcluir
  3. http://www.evom.com.br/exposicao-arte-cibernetica-acervo-itau-cultural-no-metro
    A exposição Arte Cibernética – Acervo Itaú Cultural nasceu de uma parceria do instituto com a Companhia do Metropolitano de São Paulo. Desde sua fundação em 1987, o Itaú Cultural atua no desenvolvimento da relação entre tecnologia, cultura e arte, e realiza ações como o programa Rumos Arte Cibernética e a bienal internacional de arte e tecnologia de São Paulo Emoção Art.ficial, além de investir em informação e conteúdo acessível ao público na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Tecnologia.
    Exposição Arte Cibernética – Acervo Itaú Cultural no metrô
    Quando:
    Sábado 17 de abril a domingo 23 de maio de 2010.
    Todos os dias das 9h às 21h nas estações Brás, Itaquera, Paraíso, República, Sé e Tiradentes do metrô.
    Fonte: Itaú Cultural
    http://associacaochicolisboa.blogspot.com/2011/04/arte-cibernetica-acervo-de-arte-e.html

    A capital gaúcha recebe, a partir do dia 11 de abril, oito obras do acervo de arte e tecnologia do Itaú Cultural. A exposição Arte Cibernética - Acervo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural será atração no Centro Cultural Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
    Considerado um dos pioneiros do Brasil e em processo constante de expansão, o acervo conta com obras de artistas como as brasileiras Regina Silveira, Rejane Cantoni e Daniela Kutschat, os austríacos Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, e o mexicano Miguel Chevalier. Em 2010, entre abril e maio, a exposição foi destaque em algumas estações do metrô de São Paulo.
    Saiba mais no site do instituto.

    Exposição Arte Cibernética - Acervo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural
    segunda 11 de abril a domingo 29 de maio - todos os dias das 10h às 20h
    Coquetel de abertura: 11 de abril, às 19h - entrada franca
    Centro Cultural Usina do Gasômetro | Avenida Presidente João Goulart 551 -
    Centro - Porto Alegre - RS |
    Informações: 51 3289 8100 | usina@smc.prefpoa.com.br

    ResponderExcluir
  4. A ARTE É UMA FONTE IMENSA DE COMUNICAÇÃO,ATRAVÉS DA MESMA SÃO EXPRESSAR SENTIMENTOS,ATITUDES,PENSAMENTOS SOBRE QUALQUER ASSUNTO,DE UMA MANEIRA SUBJETIVA E EXPLICATIVA.
    A COMUNICAÇÃO,A TECNOLOGIA E A ARTE INFLUENCIAM NA MODO SER SER DA PESSOAS CONSTANTEMENTE.

    ResponderExcluir
  5. tanto comunicação como a arte , eram muito rudimentares, porém sempre ambas estiveram em sitonia com passar do tempo , principalmente pós a revolução industrial comecou o aperfeiçoamento de ambas e com passar do tempo surgiram nvoas técnica, novas tecenologias, noas mídia e todas estão asssociados e conduzindo modo de viver das pessoas.

    ResponderExcluir