Postagens populares

quinta-feira, 10 de março de 2011

Texto 2 - MICHEL FOUCAULT E A COMUNICAÇÃO COMO ACONTECIMENTO

Olá, Pessoal!

Após a leitura do texto: MICHEL FOUCAULT E A COMUNICAÇÃO COMO ACONTECIMENTO deixe neste espaço as suas impressões, comentários e outros argumentos que caracterize a sua compreensão acerca dos aspectos foucaultianos sobre a comunicação.

Att.

Flávio

30 comentários:

  1. A Emotologia é uma nova abordagem que estuda o desenvolvimento das potencialidades humanas. Desenvolver estas potencialidades é vivenciar as infinitas possibilidades existentes em cada ser.É redescobrir-se nos aspectos psicológico/mental e emocional retomando a forma natural deviver para atingir resultados eficazes nas mais diversas áreas da vida.ESTUDA A FORMA COMO REAGIMOS A VIDA E NOSSAS EMOÇÕES...ASS; PRISCILA BATISTA MAIA.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Priscila!
    Muito bom , mas solicito que posta esta informação no espaço adequado, certo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. MICHEL FOUCAULT visa a sociedade de maneira realista...nos como seres sociais estamos ligados aos um sistema,onde existem padrões sociais estabelecidos...

    ResponderExcluir
  4. se não produzimos morremos socialmente!

    ResponderExcluir
  5. Segundo Michael Foucaut morremos socialmente quando não produzimos. Evoluimos constantemente apartir da busca de ações que nos leve a nossa própria projeção pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Michael Foucaut tem como base os teoricos Freud que observa o comportamento humano diante da sociedade.Karl Marx que defende a igualdade entre os seres sociais(o homem enquanto ser social) e Nietzsche que tem como conceito uma verdade individualista e absoluta em cada individuo,que vem refletido na sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Geralmente temos a idéia muito limitada do que seja linguagem e achar que é tudo! Para Foucaut existem muitas coisas no mundo que falam sem ser necesáriamente linguagem!

    ResponderExcluir
  8. Somos autores quando formamos uma tese segundo Foucaut. Quando juntamos a outra tese formamos uma sintese, que essa por sua vez vira antitese no momento em que se junta a outra tese!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Para Foucaut conhecimento é diferente do saber. O conhecimento se apropria de teorias ou fundamentos teoricos, já o saber é prático, é na vivência que o adiquirimos.

    ResponderExcluir
  11. para Foucaut nos somos vigilantes de nos mesmos,buscando sempre seguir os estereótipos(padrões sociais estebelecidos na sociedade)
    Foucaut tambem depende que a comunicação é o fato,o acontecimento em si,e da cada processo comunicacional é relativo ,pois depende do interesse do seu emissor.

    ResponderExcluir
  12. Foucault trabalha com Nietzche porque este combate a metafísica. Trabalha com Marx, pois acredita que a história é feita pelos homens de forma inconsciente e sob condições históricas dadas. E trabalha também com Freud, pois foi ele quem descobriu nossa sujeição à figura do inconsciente.

    ResponderExcluir
  13. Foucault desconfia da linguagem. Considera que ela não é tudo, pois existem coisas no mundo que falam, mas não são linguagem. Foucault fala que só existimos de fato, quando emitimos uma opinião que influencia no grupo. Afirma que somos presos a sentimentos e coisas materiais. E, que não podemos conceituar a comunicação, pois é um acontecimento, um fato. Se não houver fato, não há comunicação.

    ResponderExcluir
  14. A teoria do discurso de Focault é eminentemente estruturalista. Focault diz que as regras de formação da língua não se enraízam na mentalidade ou na consciência dos indivíduos, mas no próprio discurso que se impõe a todos os indivíduos que atuam no campo discursivo como uma espécie de anonimato uniforme.

    ResponderExcluir
  15. As reflexões de Michel Foucault nos domínios da linguagem e revela sua preocupação com as relações entre o discurso, o poder e a produção de subjetividades. Ao ressaltar a centralidade da linguagem nas propostas foucaultianas, a temática deste texto interessa a todos aqueles que desejam conhecer a fecundidade do pensamento de Foucault para a compreensão das problemáticas contemporâneas.Onde Focault diz que as leis de formação da língua não se aprofundam na mente ou na consciência dos seres.

    ResponderExcluir
  16. A base de Michel Foucault é bem mista, considerando que o pensamento dos três Mestres citados no texto - assim podemos dizer de Nietzche, Marx e Freud- são bem diferentes. Nesse sentido, o texto vai tratar da comunicação como um não conceito, ou seja, só há comunicação a partir de um fato, sabendo que só vamos nos comunicar a partir de algo que tenha acontecido e a comunicação vai surgir a partir da nossa reação sobre determinado acontecimento.

    ResponderExcluir
  17. A teoria do discurso de Focault Foucault a questão da literatura vinculada à questão da linguagem em diferentes textos. Três destes as questões do ser da linguagem é tratada de ângulos distintos. fora e o ser da linguagem como experiência no espaço. Ou seja, o ser da linguagem como experiência da morte, como experiência de contestação.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Para francult conhecimento distingue do saber, ele afirma também que linguagem não necessariamente é o mais relevante para uma comunicação eficaz já que outra forma de comunicação são signos que se falam independente da fala,fracult disse também que os menbros da sociedade vivenciam um esteriotipo rotulado por grupos e sempre tentam vivenciar tais "valores".

    ResponderExcluir
  20. "Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo".
    Michel Foucault
    Sendo assim podemos dizer que tudo que ouvimos, vemos podemos tirar proveito, já que a mistura de opniões juntas se transformam em aprendizado.
    wallace rocha

    ResponderExcluir
  21. Foucault mostra como a produção do discurso,em todas as sociedades,é controlada,redistribuída e organizada por procedimentos que têm por função conjurar seus poderes e perigos,dominar seu acontecimento aleatório,esquivar sua pesada e temível materialidade.Entretanto,o discurso não é apenas o que oculta ou manifesta o desejo,mas também o objeto deste desejo,não é somente a tradução de sistemas de dominação, mas aquilo pelo que se luta.

    ResponderExcluir
  22. A base de Michel foucault é bem diversificada, e ele visa a sociedade de maneira bem realista. Para Michel Foucault , “cada forma de positividade tem a ‘filosofia’
    que convém”, e busca exemplos na Economia.Para
    explicar a especificidade das Ciências Humanas; com metáforas vindas de outras áreas,
    afirma que “quanto mais se quiser atingir grupos extensos, mais é preciso entranhar-se na obscuridade do organismo, em direção ao pouco visível, nessa dimensão que escapa ao percebido”.
    Samara Maria

    ResponderExcluir
  23. Michel Foucault conhecido como o homem que revolucionou a imagem de um autor tradicional, foi um importante filósofo e professor da Collège de France. Seu trabalho foi desenvolvido em torno do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Para ele o homem acaba desaparecendo, mas não como um objeto, pois a filosofia e o pensamento ainda ficam nele, mas como sujeito da existência e da liberdade.

    Seus discursos são totalmente estruturalistas, já que seu objetivo é repensar outras noções, já tidas como incontestáveis nas ciências humanas, tudo isso, a partir de três vertentes: o saber, o poder e o sujeito. Ele fala que a formação da língua não se dá apenas na mentalidade ou na consciência das pessoas, mas sim no próprio discurso que se impõe a todos os indivíduos, acreditando em um certo tipo de historicidade e desconfiando da linguagem.Achando que a linguagem não seja tudo, pois existem no mundo coisas que falam e que não são linguagem.
    Dentro do campo da comunicação, ele inicia seus estudos a partir das Teorias da Representação, que tinham como objetivo desenvolver o domínio dos discursos nos tempos atuais, através da interpretação dos signos. A partir dessa interpretação o homem passa a ter domínio do mundo, pois passa a entendê-lo melhor.

    Podemos dizer que Foucault é um autor que aparenta ser fascinado pelo pensamento técnico, seu conceito de espaço é totalmente diferente da matemática e da física. E ele também não consegue captar o indivíduo, nem o poder.

    ResponderExcluir
  24. Para Foucault a linguagem não passa exatamente o que ela quer passar, ele sempre quer dizer algo mais. Uma das grandes discussões de Foucault, em suas obras, é a relação entre discurso e poder. Para ele quanto menos uma pessoa exercer poder sobre outra melhor é a relação entre essas pessoas.

    ResponderExcluir
  25. Foucault vai atrás das teorias da representação; posteriormente, constatando a falência do discurso humanista, realiza, com o apoio de Freud, Marx e Nietzsche, sua “escavação das alturas” a fim de trabalhar o perverso embutido da linguagem e praticar o “pensamento a partir do exterior”. Sua proposta de pesquisar as estruturas subjacentes do saber convive em harmonia com a teoria dos incorpóreos que Foucault parece utilizar. Entretanto, nem tudo está bem explicado: seu enaltecimento da lingüística no século 20, com suas incríveis capacidades para matematizar e formalizar o pensamento, que a aproximam inequivocamente da totalidade do estruturalismo, não combinam com a pesquisa do acontecimento, de filiação estóica. Mais ainda: o sujeito, que ele pretendeu extirpar, continua a sobreviver na forma pulverizada; a liberdade, de herança sartreana, que ele apregoa, também é repressora e a noção de poder, central em suas obras, não parece ter sido totalmente desacoplada de uma visão metafísica.

    ResponderExcluir
  26. A teoria do discurso de Focault é eminentemente estruturalista. Focault diz que as regras de formação da língua não se enraízam na mentalidade ou na consciência dos indivíduos. Ao ressaltar a centralidade da linguagem nas propostas foucaultianas, a temática deste texto interessa a todos aqueles que desejam conhecer a fecundidade do pensamento de Foucault para a compreensão das problemáticas contemporâneas. Mais ainda: o sujeito, que ele pretendeu extirpar, continua a sobreviver na forma pulverizada; a liberdade, de herança sartreana, que ele apregoa, também é repressora e a noção de poder, central em suas obras, não parece ter sido totalmente desacoplada.

    ResponderExcluir
  27. Professor Flávio, começarei a comentar sobre o texto “MICHEL FOUCAULT E A COMUNICAÇÃO COMO ACONTECIMENTO”, falando sobre as emoções e o quantos elas são responsáveis pelas nossas atitudes e claro, pelo nosso sucesso.
    São elas, nossas emoções, as responsáveis pelo que colhemos em nossas vidas. Na vida de um ser humano as emoções são o grande vilão. Não importa como elas estão posicionadas no momento, se para o lado amoroso ou para o vetor da raiva, da decepção, da amargura ou até mesmo do ódio. Pois é, se de um lado temos o amor, soberano, do outro temos uma cadeia enorme de possibilidades que nos puxam para o lado negativo de nossas vidas. Não é ninguém que faz isso. São nossas atitudes incorretas... E depois colhemos os resultados. Sucessos ou insucessos.
    A Emotologia é uma nova abordagem que estuda o desenvolvimento das potencialidades humanas através da utilização de reservas cerebrais que normalmente não são utilizadas. Desenvolver estas potencialidades é vivenciar as infinitas possibilidades existentes em cada ser, percorrer caminhos jamais habitados dentro dessa potencialidade. Sincronia com a realidade interior, coisa que não é nem um pouco fácil. Certamente quem conseguir, se destacará.

    Foucault e suas teorias da representação. Constata a falência do discurso humanista e apoiado a Freud, Marx e Nietzsche trabalha o “pensamento a partir do exterior”. Um cara completamente critico as instituições sociais. Então somo todos pertencentes a um sistema, a padrões sociais. Quem seremos nós, se não tivermos produção?

    Juliano Costa

    ResponderExcluir
  28. Michel Foucault atribuía à filosofia não a tarefa de desvelar oque está oculto, mas tornar perceptível aquilo que de tão próximo e tão intimamente ligado a nós, nos parece invisível. É no exercício dessa tarefa que Foucault diagnosticou o mundo ocidental como “confessante”, ao denunciar uma sociedade na qual falamos a verdade àqueles cuja autoridade nos libertará. ele argumenta que as práticas hermenêuticas originadas da confissão cristã, são hoje os instrumentos dos quais formas complexas de poder lançam mão para nos dizer quem somos e o que devemos fazer, em outras palavras, são usadas para nos conduzir.


    Juliano Costa

    ResponderExcluir
  29. Michael Foucaut se inspira em Freud, Niestche e Marx e estuda o pensamento como manifestado a partir do exterior, observando o comportamento humano diante da sociedade. Ele tenta, através do seu discurso, mostrar a imagem real do homem como um ser inteligente que muda seus pensamentos, suas idéias e ações ao longo do tempo, podendo ter uma idéia hoje, estudá-la, aprofundar-se na mesma, e amanhã, simplesmente mudar de conceito, doutrina, usos e costumes. Isso se daria por ser a prática, o ato, “a experiência baseada na teoria, sendo levada à praça” colaboradora da construção do caráter do homem e de sua mudança, seu amadurecimento.
    A linguagem seria o produto dessa relação do homem com o seu tempo e isto trouxe uma humanização do discurso que afastou dele alguns traços metafísicos. Isso quer dizer que o discurso vive por si próprio, crescendo por suas autoreferências que são linguagem. Marx caracterizaria isso como “historicidade” em seu materialismo histórico. Por isso Foucault fala em um saber inconsciente.
    O estudo de Michel Foucault sobre a comunicação como acontecimento seria então, grosso modo, uma tentativa conhecer e analisar os enunciados não lingüísticos presentes na comunicação.

    Aluno: Isaac Sol de Carvalho Costa

    ResponderExcluir
  30. Michel Foucault, dentro do campo da comunicação desconfiava da linguagem e para isso iniciou seus estudos a partir das Teorias da Representação, contando com o apoio de Freud, Marx e Nietzsche, a fim de trabalhar o perverso embutido da linguagem e praticar o pensamento a partir do exterior. Foucault tinha como objetivo repensar outras noções, tidas como incontestáveis na ciência humana e desenvolver o domínio dos discursos nos tempos modernos trazendo a possibilidade do homem se moldar e passar a ter domínio do mundo.

    Jéssica Baracho Vieira.

    ResponderExcluir